segunda-feira, 25 de setembro de 2017

Usuários de Mac são vítimas de ataque que trava computador


O site "MacRumors", especializado em assuntos ligados à Apple, informou que vários usuários de computadores com macOS estão sendo vítimas de um ataque que trava o computador por meio do iCloud. Os invasores pedem que a vítima pague um resgate para liberar o código capaz de destravar a máquina.

Apesar de se assemelhar bastante com os vírus de resgate para Windows, a fraude não faz uso de nenhum código malicioso. Os golpistas se aproveitam do próprio recurso do iCloud para localizar e travar computadores perdidos para realizar o bloqueio da máquina.

Exatamente como nos vírus de resgate, o valor a ser pago aos criminosos deve ser transferido em Bitcoin.

Segundo o site, mesmo quem ativa a autenticação em duas etapas no iCloud está vulnerável. A Apple libera a realização do bloqueio apenas com o usuário e a senha, já que é possível que usuários precisem usar esse recurso após o celular ser roubado - o que impediria o uso da autenticação em duas etapas.

É provável que os hackers estejam acessando as contas usando senhas expostas em vazamentos de dados de outros serviços. A recomendação é que usuários configurem uma senha exclusiva para o iCloud. Apesar de não poder impedir esse ataque, o uso da autenticação de dois fatores também é recomendado para impedir outros tipos de invasões.

Quem teve algum dispositivo bloqueado precisa tentar entrar em contato com o suporte da Apple para obter auxílio.

(Foto: Reprodução/Twitter)


Via G1
Postar um comentário

AS MAIS ACESSADAS

Da onde estão acessando a Maria Preta