quarta-feira, 21 de dezembro de 2016

Poluição fecha fábricas e limita o trânsito em Pequim e mais 21 cidades na China


Pequim e outras 21 cidades do norte e do centro da China amanheceram neste sábado (17) com centenas de fábricas fechadas, limites ao trânsito e recomendações contra atividades ao ar livre, por estar em alerta vermelho por poluição.

Uma densa camada de fumaça cobre a capital chinesa, assim como as províncias de Hebei, Shandong e Henan desde o meio-dia de sexta-feira (16) e espera-se que se mantenha até a próxima quarta (21), segundo o Centro Meteorológico Nacional, o que fez com que muitas cidades emitam alertas máximos por poluição atmosférica.

Trata-se dos primeiros alertas vermelhos desta temporada de inverno e foram decretados pela longa duração deste episódio de poluição, no qual espera-se que a visibilidade possa chegar a ser reduzida por momentos até 500 metros.

Além da capital chinesa, outras cidades como Tianjin e as capitais provinciais de Shijiazhuang (Hebei), Taiyuan (Shaanxi) e Zhengzhou (Henan) ativaram na sexta alertas vermelhos de cinco dias.

Em consequência do alerta vermelha, só a metade dos veículos pode circular pelas estradas da capital chinesa até a próxima quarta, e se alternarão diariamente os que tenham placas pares e ímpares.

Também se decretou o fechamento temporário das fábricas mais poluentes e a paralisação temporária das obras para evitar que soltem pó.

As autoridades locais autorizaram escolas de educação primária e média e os maternais a suspender as aulas se acharem necessário e espera-se que, entre segunda (19) e quarta, muitas escolas fechem suas salas de aula.

Todas estas iniciativas são acompanhadas de recomendações aos cidadãos de permanecer, na medida do possível, em espaços fechados.


Via G1
Postar um comentário

AS MAIS ACESSADAS

Da onde estão acessando a Maria Preta