quinta-feira, 6 de outubro de 2016

A arte de Chico Science


O De Lá pra Cá aborda os 15 anos de morte do músico Chico Science, que inaugurou na história da música brasileira, a fusão entre o rock caracterizado pelas levadas das guitarras elétricas e os ritmos tipicamente brasileiros, como o maracatu, o frevo e a embolada.

Participam deste programa o escritor Bráulio Tavares, o produtor musical Liminha e o compositor Jorge Mautner, que falam sobre as influências que Chico Science implantou em vários músicos modernos da MPB.

O programa conta a vida do artista que viveu em um Recife marcado pelas segregações sociais e políticas. Suas músicas tornaram-se meios de consciência, trazendo nas letras críticas e questionamentos à sociedade dividida e alienante.

No dia 2 de fevereiro de 1997, aos 30 anos de idade, Chico Science morre, durante um acidente de automóvel na estrada entre Olinda e Recife. Sua produção artística foi interrompida pela morte.

Os dois álbuns que gravou "Da Lama ao Caos" e "Afrociberdelia" foram considerados um dos 100 melhores discos da MPB de todos os tempos e até hoje, influenciam milhares de músicos como Otto, Karina Buhr, China e bandas como Maquinado e Sheik Tosado, Mombojó, Siba e a Fuloresta, 3 na Massa, entre outras.
Postar um comentário

AS MAIS ACESSADAS

Da onde estão acessando a Maria Preta