segunda-feira, 1 de agosto de 2016

Nova fonte, negrito e itálico; conheça as formas de escrever no WhatsApp

O WhatsApp ganhou diversas opções de mudanças no texto para deixar as conversas mais ricas e personalizadas. Seja no Android, iPhone (iOS) ou Windows Phone, é possível enviar textos com formatações diferentes para chamar a atenção ou destacar palavras usando os recursos de negrito, itálico ou riscado.

Além disso, também existe a possibilidade de aumentar o texto para facilitar a leitura ou diminuir a fonte para ter mais espaço em tela. Confira as diferentes formas de trabalhar com textos no WhatsApp.

Aprenda a usar novos recursos de texto no WhatsApp (Foto: Carolina Ochsendorf/TechTudo)

- Nova fonte: FixedSys

A adição mais recente do WhatsApp foi a possibilidade de mudar a fonte da mensagem para a FixedSys, que é maior e mais espaçada. Para usá-la, basta digitar três acentos graves (```), aquele usado na crase, no início e no fim do trecho que deseja formatar. Dependendo do teclado escolhido no Android ou iOS, há botões específicos para o carácter ou é preciso pressionar outra tecla para revelá-lo, como as aspas simples.

WhatsApp pode ter fonte alterada com acentos graves (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Ao digitar no celular, o WhatsApp mostrará uma prévia com a nova formatação para que seja possível conferir antes de enviar. A formatação funciona na versão Beta e também com o WhatsApp Web, mas só é possível conferir o resultado ao enviar a mensagem.

- Negrito

WhatsApp pode ter texto em negrito com o uso de asteriscos (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

A formatação Negrito torna o texto mais forte do que a fonte tradicional. O recurso pode ser usado para destacar algum termo, dar ênfase ao que está sendo dito ou para introduzir tópicos em listas, por exemplo. Para usa-lo, basta colocar o trecho entre asteriscos (*), tal qual foi feito com a mudança de fonte.

- Itálico

WhatsApp tem suporte a textos em itálico para grafia de palavras estrangeiras (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Outra formatação bastante comum presente no WhatsApp é o Itálico, que deixa o texto inclinado. Além de dar ênfase, esse tipo de fonte é geralmente usado para a digitação de palavras de outros idiomas e títulos. Para usar essa formatação, basta colocar o trecho entre subtraços (_), também conhecidos como underlines.

- Riscado

WhatsApp tem formatação com texto riscado no aplicativo e na Web (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Os textos riscados são bastante utilizados para sinalizar mudanças ou em piadas na Internet, indicando o que a pessoa realmente queria dizer. Para usá-lo no WhatsApp, basta colocar o trecho que será tachado entre acentos “til” (~).

- Mudar tamanho de fonte

Embora essa não seja necessariamente uma formatação de texto, a mudança de tamanho de fonte do WhatsApp também pode ser muito útil. Com ela, o usuário pode aumentar a visibilidade da conversa bem como diminuir as letras para caber mais conteúdo em tela. A mudança, porém, será restrita ao seu aparelho.

WhatsApp pode ter tamanho de fonte mudada no Android (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Para fazer isso no Android, basta acessar as configurações do WhatsApp, tocar na opção “Conversas” e depois em “Tamanho da fonte”. Há opções pequena, média e grande. No caso do iPhone, é preciso alterar as configurações gerais do telefone. Acesse “Ajustes > Tela e brilho > Tamanho do Texto”. Para deixá-lo ainda maior, acesse “Ajustes > Geral > Acessibilidade > Texto grande”.

WhatsApp depende de configurações do iOS para ter fontes maiores no iPhone (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

O WhatsApp Web não possui essa ferramenta específica, sendo necessário trabalhar com o Zoom do navegador. Para aumentar o tamanho do texto, basta usar o comando “Ctrl + +” (Ctrl mais tecla +); para diminuir, use “Ctrl + -” (Ctrl mais tecla -); para voltar ao tamanho normal, use a combinação “Ctrl+0″.


Via TechTudo
Postar um comentário

AS MAIS ACESSADAS

Da onde estão acessando a Maria Preta