sexta-feira, 12 de agosto de 2016

Aplicativo inova e ensina iorubá para crianças de maneira simples e divertida


Os avanços tecnológicos e o acesso global à internet diariamente nos oferece novas possibilidades para dilemas que outrora pareciam fadados ao próprio destino. O boom tecnológico vivido no continente africano nos últimos vinte anos ilustra com intensidade essa expansão no campo das possibilidades advinda das novas tecnologias. Línguas e dialetos que estavam fadados a desaparecer agora podem se manter vivos e devidamente cuidados como tesouros.


Essa é a função do aplicativo Asa (fala-se ‘asha’), desenvolvido pela empresa nigeriana Genii Games: ensinar a língua iorubá para crianças em todo mundo de maneira divertida e acessível, através de um jogo, e assim garantir a difusão e preservação da língua falada pelo segundo maior grupo étnico do país. Os jogos do aplicativo reúnem lendas, palavras, ilustrações entre diversos elementos da cultura iorubá.


Como a língua Iorubá é diretamente ligado à cultura do candomblé, o Asa tem tudo para cair no gosto do Brasil. Estão presentes no aplicativo diversos símbolos incorporados pela cultura brasileira, como Xangô – em breve, por isso, o aplicativo será traduzido para o português.


A tecnologia sendo usada para a manutenção cultural, encontro entre povos e o desenvolvimento das crianças é o que de melhor pode se esperar de tais iniciativas. O Asa está disponível para iOS e Android.


© fotos: reprodução

Via Hypeness 
Postar um comentário

AS MAIS ACESSADAS

Da onde estão acessando a Maria Preta