quarta-feira, 20 de abril de 2016

Professor percorre interior do Afeganistão de bike para entregar livros a crianças e adultos


A bordo de sua bicicleta, o professor Saber Hosseini viaja pela zona rural de Bamiyan, no Afeganistão, para entregar livros a crianças e adultos que não têm acesso à educação.

Ele faz isso nos finais de semana e feriados, dias que teria para descansar de uma semana longa de trabalho. Apesar da região ser considerada segura, as escolas locais foram destruídas pela guerra que o país atravessa ou ficam muito distantes para as crianças.

A iniciativa do professor é extremamente importante, pois Bamiyan é uma das regiões mais pobres do país. “Quando entrego os livros para elas, euposso ver o quanto ficam felizes e empolgadas“, conta Hosseini para o canal Now This. “É uma felicidade por serem capazes de aprender, e que também me inspira.

Segundo o site Momentum Magazine, Hosseini também aproveita esse contato com as crianças para conscientizá-las sobre o perigo das drogas e a importância da paz, além da tolerância entre pessoas de pensamentos e crenças diferentes.

O professor ainda explica que usa a bicicleta nas suas viagens por causa do difícil acesso a áreas remotas, e que esse meio de transporte é simbólico. “O Talibã muitas vezes usou bicicletas em seus ataques a bomba, então a mensagem que quero passar é que podemos substituir a violência por cultura.”

Hosseini começou esse jornada há cerca de seis meses. Graças às doações que recebe, o acervo dele, que no início tinha apenas 200 exemplares, hoje tem aproximadamente 3.500. Ele tem planos de fundar a própria biblioteca.



Todas as imagens: Reprodução

Postar um comentário

AS MAIS ACESSADAS

Da onde estão acessando a Maria Preta