quarta-feira, 27 de abril de 2016

HP e AlmapBBDO transformam relatos em livros

Com tecnologia que imprime textos por comando de voz, transforma narrativas em texto, ação produziu obra com 30 brasileiros analfabetos

Brasileiros compartilharam relatos de suas vidas e impressora da HP os transformou em páginas de um livro (Crédito: Divulgação)

Trinta brasileiros, de diferentes regiões, registraram suas próprias histórias, memórias e lembranças em um único livro, chamado “Magic Words”. Além de participarem da mesma obra, esses autores tem uma característica peculiar em comum: nenhum deles sabe ler ou escrever.

Como forma de dar voz a quem não teve a possibilidade de aprender a manusear as palavras, a HP e a AlmapBBDO uniram-se no projeto “Magic Words”, que coletou histórias de pessoas de diversas regiões do País e transformou suas narrativas em um livro através da impressora multifuncional HP Ink Advantage.

Para dar corpo ao projeto, a agência e a marca percorreram todo o Brasil em busca de relatos interessantes de pessoas analfabetas, que desejam deixar registradas suas principais memórias de vida. Os fotógrafos Gabriel Bianchini e José Cabaço registraram os encontros e os relatos narrados pelos personagens foram impressos diretamente pela HP Ink Advantage Ultra, que funciona por comando de voz. O resultado do material deu origem ao livro, cujo prefácio foi escrito pelo jornalista Gilberto Dimenstein.

Obra foi distribuída em bibliotecas de várias comunidades do Brasil e também está disponível para download (Crédito: Reprodução)

O projeto Magic Words também pretendia demonstrar o rendimento dos cartuchos da impressora. Todas as 4500 paginas do livro utilizaram apenas um kit dos cartuchos. As obras foram dadas de presente aos próprios autores e entregues às bibliotecas de suas cidades e comunidades. A experiência também deu origem a um documentário, dirigido por Leandro HBL, da Bando.

Para fazer com que as pessoas também experimentem a tecnologia, a HP disponibilizou um aplicativo, que também transforma falas em textos. É possível testar a ferramenta no site Magic Words, que reúne também fotos, o documentário e todos os detalhes da ação. Pelo site também é possível fazer download da obra.


Via Meio & Mensagem
Postar um comentário

AS MAIS ACESSADAS

Da onde estão acessando a Maria Preta