segunda-feira, 25 de abril de 2016

A finalidade da Educação – O Yoga no ambiente escolar


A finalidade da educação não é apenas transmitir conhecimento, mas explorar os talentos e potencialidades dos alunos. É ajudá-los a se desenvolver física, intelectual, moral e espiritualmente.

Nesse sentido, o Yoga pode ajudar a oferecer uma educação holística, e a manter o corpo e a mente saudáveis. A prática do Yoga ajuda a equilibrar vários aspectos da personalidade humana – prepara o corpo e a mente para lidar com novas situações e circunstâncias, e ajuda a cultivar as habilidades de adaptação e adequação – e a escola é o local apropriado para desenvolver estes aspectos.

O Yoga dá grande ênfase à autodisciplina e autoformação, ajuda na criação de valores sociais e transmite uma atitude positiva em relação a situações da vida. Ensina que você é o mestre de seu próprio destino, e que só você tem a chave para uma vida de paz e felicidade.

A prática regular do Yoga no ambiente escolar aumenta a capacidade de concentração das crianças, permite a contenção do comportamento impulsivo e traz clareza de pensamento, permitindo que os alunos tomem consciência de si mesmos. Ajuda também a desenvolver autocontrole, flexibilidade e coordenação motora.

Além disso, estudos demonstram que a prática é extremamente benéfica para crianças hiperativas e com déficit de atenção, já que elas anseiam por movimentos e estímulos sensoriais e motores, e o Yoga as auxilia a canalizar seus impulsos de forma positiva.

Cassia Parmeggiani é Professora de Yoga Integral, Hatha Yoga e Yoga Restaurativo e Vinyasa com especializações em Yoga para Gestantes, Crianças e Yoga na Educação. Membro da I.Y.T.A. (International Yoga Teachers’Association) e da Aliança do Yoga. Por mais de 15 anos se dedicou ao magistério sendo especialista em Educação Infantil.


Por Cássia Parmeggiani - RPA
Postar um comentário

AS MAIS ACESSADAS

Da onde estão acessando a Maria Preta