quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

5 passos para você trocar o peso pela leveza no dia a dia

 

É admirável a capacidade que temos de sofrer deliberadamente. Quando aparece a oportunidade, ganha quem conseguir se identificar como vítima primeiro. Autodepreciar-se é um costume recorrente. Entre as várias razões para esse tipo de postura, identifico o baixo nível de autoconhecimento.

Quanto menos nos conhecemos, mais enfrentamos problemas sem solução e levamos uma vida sem sentido, entre tantas mazelas facilmente identificáveis.
Eu não acredito que seja capaz de mudar a vida de alguém significativamente, tirando as vidas de meus amigos e dos integrantes da minha família. Entretanto, ouso dar algumas dicas para que você - caso padeça desse mal - possa levar uma vida mais leve.

1. Coloque seus problemas e sua vida em perspectiva. Normalmente, sua vida não é tão ruim quanto você pode pensar. A forma como você a enxerga é mais real do que a própria realidade (sem querer entrar em grandes filosofias, realidade é a forma como você consegue apreender o mundo ao seu redor). Então, veja seus problemas com outros olhos. Sua vida depende mesmo da solução de um determinado problema? Ou amanhã você seguirá em frente do mesmo jeito?

Reluto em classificar essa postura como o célebre "jogo do contente". A meu ver, isso não passa de uma caricaturização que a desclassifica. É um jeito de tornar ridículo (por meio do exagero) algo valioso.

2. Não se faça de vítima. O mundo não deve nada a você. Estamos aqui por pura sorte. O mínimo que podemos fazer é aproveitar o que temos.

3. Evite falar mal de si mesmo. Não há vencedores nesse jogo.

4. Invista em autoconhecimento. Esse é o grande resumo: quanto mais você se conhece, menos você precisa se reafirmar em relação aos outros. Você reclama menos, invoca menos direitos (ou você nunca viu alguém dar chilique em nome dos próprios direitos?), pensa menos em problemas e mais em soluções e pode se focar em levar uma vida mais produtiva do que destrutiva. Leia livros, viaje, informe-se sobre assuntos interessantes, busque a si mesmo.

5. O negócio é ser leve. Reagir intempestivamente e apenas com emoção costuma causar problemas e gerar estresse. Encarar a vida com leveza é tratar pessoas com mais compreensão, entendendo que elas são frágeis e têm medo quando estão despreparadas para lidar com dificuldades. Talvez, um dia você tenha sido como eles. Se pode entendê-los agora, por que não colaborar para um mundo melhor?

Espero que sua vida possa ser mais leve após essas dicas.
 
 
Fonte: Brasil Post
Postar um comentário

AS MAIS ACESSADAS

Da onde estão acessando a Maria Preta